Um mundo chamado Narnia


Sinopse: “Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal - o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí, seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como As crônicas de Nárnia. Nos últimos cinquenta anos, As crônicas de Nárnia transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações. Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume magnífico. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração do artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e direta, As crônicas de Nárnia continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades, mesmo cinquenta anos após terem sido publicadas pela primeira vez.”



Os livros foram claramente escritos para serem lidos por crianças, não apenas por ter um tom leve, mas também pelos comentários espirituosos e os "conselhos" destinados aos pequenos leitores.
Inclusive no livro "O Leão a Feiticeira e o Guarda-roupa" ele faz uma dedicatória muito bonita para sua afilhada.

"Minha querida Lucy,

Comecei a escrever esta história para você, sem lembrar-me de que as meninas crescem mais depressa do que os livros. Resultado: agora você está muito grande para ler contos de fadas; quando o livro estiver impresso e encadernado, mais crescida estará. Mas um dia virá em que, muito mais velha, você voltará a ler histórias de fadas. Irá buscar este livro em alguma prateleira distante e sacudir-lhe o pó. Aí me dará sua opinião. É provável que, a essa altura, eu já esteja surdo demais para poder ouvi-la, ou velho demais para compreender o que você disser. Mas ainda serei o seu padrinho, muito amigo,
C. S. Lewis."


No primeiro livro do volume temos a construção do mundo de Nárnia e os fatos que se passam nos primeiros dias, com direito a árvore com fruto proibido e aos primeiros rei e rainha do novo mundo. Nárnia começa a surgir enquanto Aslan canta uma linda canção, assim vão aparecendo a lua, as estrelas, o sol, florestas, rios e por último os animais. Do mesmo modo, cheio de fantasias e encantamento, os livros vão passando até sua queda final com o que podemos chamar de “apocalipse” e então vem o renascimento das almas no paraíso. Se lendo isso, você teve a impressão de já ter ouvido ou lido algo parecido antes, não tenha qualquer dúvida: sim, se você já leu ou ouviu histórias bíblicas, vai perceber claramente que o autor fez adaptações das histórias da criação de nosso mundo ao ambiente de Nárnia. Mas isto não desmerece a obra, ao contrário, faz ela ser fascinante. Ter conhecimento das histórias que serviram de alicerce para a obra de Lewis dão um certo sabor e encanto aos livros. Sem falar que a cada acontecimento te deixa mais curioso para saber e vem pela frente. As ilustrações de Pauline Bayne também dão um certo tempero a obra.


Claro que o livro rendeu alguns quotes que eu não poderia deixar de compartilhar com vocês!


"Nárnia, Nárnia, desperte! Ame! Pense! Fale! Que as arvores caminhem! Que os animais falem! Que as águas sejam divinas!"


"Breve, muito breve, antes que envelheçam, grandes nações em seu mundo serão governadas por tiranos parecidos com a imperatriz Jadis: indiferentes à alegria, à justiça e ao perdão. Avisem seu mundo deste grande perigo."


"Fui eu o leão que forçou a encontrar-se com Aravis. Fui eu o gato que o consolou na casa dos mortos. Fui eu o leão que espantou os chacais para que você dormisse. Fui eu que assustou os cavalos a fim de que chegasse a tempo de avisar o rei Luna. E fui eu o leão que empurrou a canoa em que você dormia, uma criança morta, para que um homem, acordado à meia-noite, o acolhesse."


"As arranhaduras nas suas costas, uma por uma, dor por dor, sangue por sangue, são iguais aos lanhos feitos nas costas da escrava de sua madrasta, em razão da droga que a fez dormir. Você precisava saber o que é isso."


"Não seria medonho se um dia, no nosso mundo, os homens se transformassem por dentro em animais ferozes, como os daqui, e continuassem por fora parecendo homens, e a gente assim nunca soubesse distinguir uns dos outros?"


"-Você há de encontrar-me, querida. - disse Aslam.
-Está também em nosso mundo? - perguntou Edmundo.
-Estou. Mas tenho outro nome. Têm de aprender a conhecer-me por esse nome."


"Isso mostra que jamais temos ideia do que poderá acontecer-nos daqui a pouco."


(essa é perfeita para o momento atual do Brasil)
"Quando viram que ela não era também grande coisa como inspetora-geral, conseguiram elegê-la para a Câmara de Deputados, onde ela viveu para sempre feliz."


"Um mundo dentro de outro mundo, uma Nárnia dentro de uma outra Nárnia..."


"Agora, finalmente, estavam começando o Capítulo Um da Grande História que ninguém na terra jamais leu: a história que continua eternamente e na qual cada capítulo é muito melhor do que o anterior."


Espero que tenha gostado. Claro que tem muitos outros quotes, mas esses foram os que mais gostei...



15 Gostou? Comente!:

  1. Oii Juh,
    Ah eu tenho essa edição também
    Preciso tirar um tempo para começar a ler, mas não tudo de uma vez haha

    Ótimos quotes!

    bjs e um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Eu ganhei de presente do marido há um tempão e ainda não li nenhuma das histórias, mas espero ler ainda esse ano srsrsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Estava querendo muito ler esse livro, só que sempre passo outros, que desejo mais, na frente aheuheua.
    Adorei esses quotes *o*
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  4. Li o volume único desse livro e gostei muito, até me surpreendi com algumas histórias principalmente no final. Gostei dos quotes que separou.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Juh!
    Estava precisando ler um post assim sobre Nárnia, pra me convencer a ler logo, haha.
    Parece ser muito bom, msm sendo voltado para um público mais infantil ;)
    Adorei os quotes!
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
    // tem sorteio rolando: 9 livros, 3 ganhadores! até 26/10 //

    ResponderExcluir
  6. Naaaaaaaarnia, melhor lugar do mundo.
    <3'
    Narnia+Blog da Juh = Combinaçao perfeita.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Juh! Tudo bem?
    Sou apaixonada pelas "Crônicas de Nárnia" <3 Essa dedicatória do Lewis para a sobrinha dele é apaixonantemente linda e, com certeza, um das minha favoritas! Adoro esse "embasamento" que o autor dá para os livros, não vejo nada demais em criar um conto de fadas com referências cristãs, as histórias são empolgantes, mas ao mesmo tempo emocionantes, é algo que super me agradou! Confesso que só fiquei um tantinho decepcionada com o fim que ele deu a Susana, não concordo com os motivos que a levaram ter aquele final, mas enfim... Nárnia é só amores <3 Adorei a resenha e os quotes, deu para matar a saudade! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nunca li mas já assisti o filme e gostei bastante! Adorei o post, ficou ótimo.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  9. Ah eu preciso ler esse livro, viu! >_<

    ResponderExcluir
  10. Eu não li o livro por não ter gostado do filme, eu sei que o filme é sempre diferente mas fiquei com receio

    ⋙ Um beijo, te espero no blog
    blog Livros com café

    ResponderExcluir
  11. Juh sempre vejo o livro em promoção e sempre penso em comprar mas nunca que completo a compra hahaha

    Sei que é maravilhoso mas definitivamente não estou pronta para esta leitura, mesmo assim sua leitura me deu mais certeza de que se trata de algo sensacional!
    Por enquanto apenas vi os filmes!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  12. Tenho esse livro fofo, o negócio é tempo para ler RSRSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Juh, tudo bem?
    Desculpe a demora em visitar seu cantinho...
    Tenho esse livro há um ano, mais ou menos, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo. Meu tempo está tão curto que tenho dado prioridade para livros com leituras mais rápidas.
    Adorei sua resenha e espero conseguir ler este ano que vem!!
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Narnia é clássico, todo mundo deveria ler... é simplesmente sensacional!

    =)

    everylittlebook.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Juh. tudo bem?

    Acabei de entrar no seu blog, parabéns pelas resenhas e pelo conteúdo que você posta. Adoreeeeeei o seu post "Faça você mesmo". kkkk

    Beijos do Juca
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!!
Não esqueça de curtir a página do blog no face...
https://www.facebook.com/umminutoumlivroblog

Tecnologia do Blogger.